Benefícios do sol para idosos

Sabe-se que a Vitamina D é uma Vitamina muito importante ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento da vida. Entretanto, conforme o processo de envelhecimento humano e, principalmente após os 60 anos; faz-se necessário ter maior cuidado com os níveis não somente da Vitamina D, mas de todas as vitaminas.

           Porém, ela tem um diferencial, sendo esse, seu fácil acesso: o Sol. O banho de Sol pela manhã pode ser extremamente benéfico, ainda mais do que a suplementação, segundo os especialistas. Para exposições maiores do que 15 minutos, é orientado a utilização do filtro solar. Independentemente do tempo, também é recomendável a utilização de óculos escuros para a proteção dos olhos.

          A indicação para a realização de banho de sol se encaixa na faixa de horário da manhã; entre os períodos das 10h e 10h30. Caso dure mais do que 15 minutos, deve-se utilizar filtro solar para a proteção da derme, como supracitado. Outro ponto importante é a hidratação ao longo do dia, principalmente dois idosos, que devem ter o dobro de cuidado com a hidratação em comparação à uma pessoa com menos de 60 anos.

         Já em relação à locais do corpo apropriados para tomar sol neste período, são recomendados: Braços, Pernas, Tronco (se possível) e Barriga (se possível também). Engana-se que acha que o necessário é expor o corpo todo! Pode-se colocar apenas as pernas em uma faixa de sol no horário indicado, enquanto o resto do corpo está na sombra. Essa forma já é suficiente para a produção de Vitamina D diária necessária para o corpo.

      Além disso, a produção de Vitamina D não é o único benefício do banho de sol. Ele também é favorável para:

– melhoria do humor,
–  traz maior qualidade de sono,
– melhora a capacidade cognitiva,
– combate a fraqueza nos ossos (a osteoporose, por exemplo).

Logo, concluímos que o Sol pode ser um grande aliado à nossa saúde soubermos aproveitar os seus benefícios de forma segura!

Por:
Beatriz Coppi Lavelli
Estagiária Human Life 2020Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos
E-mail: bcoppilavelli@gmail.com / Instagram: @biageronto

Referências:
RAPOSO, Francisco Miguel de Ornelas. As alterações do sono no idoso. Dissertação de Mestrado, 2015.

HOSPITAL ALIANÇA. Os benefícios do banho de sol para idosos. Página da Internet. Notícias, matérias. 2019. Website.

WhatsApp chat