Enfermagem / Cuidadores

O papel da enfermagem e cuidador de idoso

O envelhecimento é um processo que afeta todos os indivíduos de forma lenta e gradativa, provocando alterações biológicas e socioambientais. Assim os idosos, tornam-se cada vez mais dependentes dos familiares e cuidadores. O cuidador pode ser um familiar, vizinho ou amigo, com ou sem formação escolar, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados e que possua limitações físicas ou mentais.

A função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha. Ressaltando sempre que não faz parte da rotina do cuidador familiar técnicas e procedimentos inerentes a área de enfermagem. A função do enfermeiro está relacionada à capacitação dos cuidadores, pois, a enfermagem que irá treinar, educar, supervisionar, auxiliar quanto ao processo saúde-doença do idoso.

O papel da enfermagem engloba assistência qualificada e sistematizada voltada para os cuidados individuais e coletivos de prevenção e manutenção da vida da população desenvolvendo processos educativos para a saúde. Portanto , o enfermeiro deve compreender sobre a atual situação em que se encontra o idoso e seu cuidador no contexto social, econômico e cultural. Sabe-se que, por mais difícil que pareça ser o processo de educação em saúde, a enfermagem deve propor ao idoso e ao seu cuidador a interatividade nesse processo.

 

O melhor para quem você ama!

WhatsApp chat