Como lidar com crianças com síndrome de Down?

A criança com síndrome de down tem o desenvolvimento em um ritmo devagar, é mais quieta, tendo dificuldade para sugar, engolir e sustentar a cabeça.

Elas são diferentes das demais, têm olhos puxadinhos, narizes achatadinhos e podem ser muito carinhosas. Essas descrições se encaixam perfeitamente em crianças com síndrome de Down, mas como lidar com elas diariamente? Vamos se aprofundar mais nesse assunto!
Sobre a síndrome de Down

Ao contrário do que a maioria pensa, essa síndrome é uma alteração genética que acontece na formação do bebê, no início da gravidez. Em cada indivíduo há um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A pessoa com síndrome de Down tem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra fica ligado ao par 21.


Como lidar com crianças com síndrome de Down?

A criança com essa síndrome tem o desenvolvimento em um ritmo devagar, é mais quieta, tendo dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros.
Como lidar com crianças com síndrome de Down?

A criança pode ser auxiliada pelos pais de diversas formas, por exemplo: brincando com ela, sempre fazendo com que exerça atividades que permitam a ela estímulos visuais, auditivos e táteis. Existem exercícios físicos específicos que podem ajudar no desenvolvimento neurológico da criança.

Além disso, fazer com que ela conviva com outras crianças e a participação dela na família ajudará muito seu desenvolvimento emocional.

WhatsApp chat