Gerontologia

A palavra Gerontologia deriva da língua grega e significa estudo do envelhecimento. O Gerontólogo estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos.

Ao contrário do que muitos pensam, Gerontologia e Geriatria não são a mesma coisa. A Geriatria é uma área dentro da Medicina que trata exclusivamente de doenças presentes nos idosos. Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos.

Segundo estudos, o atendimento domiciliário de um(a) Gerontólogo(a) contribui significativamente para o cuidado do idoso, representando uma estratégia vantajosa. Pode-se dizer que tal vantagem advém da possibilidade de, além de humanizar o atendimento, diminuir os custos da atenção por meio de altas precoces; demonstrando que o Atendimento Domiciliário com enfoque Gerontológico é diferenciado, proporcionando um tratamento mais adequado ao paciente, seu cuidador e família.

Ficou com alguma dúvida e gostaria de mais informações? Fale conosco!

WhatsApp chat